Baú de Memórias

quarta-feira, novembro 23, 2005

Reunião da família Gonçalves

É um prazer reunir a família num local tão importante pra todos nós, a casa de minha saudosa avó. Nesse dia de lembranças homenageamos nosso pai, que mudou-se para Florianópolis, onde inicia nova etapa de sua vida, uma aposentadoria dedicada aos estudos, em busca de seus sonhos de doutorado e crescimento pessoal.
Em sua homenagem escrevi este texto abaixo, que li durante a reunião familiar, no dia 10 de setembro de 2005.




Homenagem a você meu pai, José Pedro Rodrigues Gonçalves
Escolhas


O que eu tenho nesse momento para lhes dizer, neste local tão cheio de lembranças para todos nós, é algo que nos remete ao nosso passado, pode fazer com que o presente seja repensado e nos lembra da única e melhor ferramenta para buscar um melhor futuro: a escolha.

Pegue uma colher e escolha por onde começar ao se deparar com uma bela taça de sorvete. Você é quem escolhe que sabores vão preencher sua taça, você pode decidir por uma bola de creme ou de chocolate, por exemplo. Esta pode ser uma decisão tradicional, mas a tradição é um valor que toda família preserva, devemos dar nosso apoio e lhe oferecer o mais cremoso chantilly.

Você pode procurar sabores mais exóticos, diferentes, fora da norma e escolher um sorvete de limão, mais difícil de se encontrar por aí, mas não inatingível. Pode ser que no início você sinta o aroma forte e o sabor um tanto quanto azedo, pode até pensar em desistir da escolha, mas você segue em frente, colherada a colherada, esperando receber uma calda de caramelo pra adocicar um pouco seu caminho. Alguém desavisado pode derramar uma calda de papaia sem ao menos perguntar se você gosta ou se é alérgico. Isso acontece muito, se foi por bem ou por mal, não importa muito, na vida todos estamos na prestes a cometer atos que juramos que são benéficos, mas o sabor que para um é agradável pode ser nauseante para outro.

Qual a diferença entre a primeira e a segunda pessoa? Seus gostos são diferentes, suas metas são opostas, um segue uma estrada reta, sem desvios ou buracos, enquanto o outro sofre para achar seu rumo, olha diversas vezes no mapa antes de seguir em frente, confiante ou não de sua escolha ele arrisca tudo. Essas diferenças, entretanto, não impedem que no inverno essas duas pessoas saboreiem juntas uma caneca de capuccino quente com chantilly.

Fiz essa pequena metáfora para falar de você, José Pedro Rodrigues Gonçalves, a quem tenho todo o orgulho e honra de chamar de pai! Amo você!

Fiz para você também, Mônica Cristina Paredes Gonçalves, minha irmã, em suas veias correm tanto amor que sei que às vezes extrapola e outras vezes nem existem palavras para demonstrar esse sentimento, saiba que este irmão te ama desesperadamente também!

Fiz para você, José Pedro Rodrigues Gonçalves Filho, meu irmão, um grande homem em que me espelho, o ombro amigo para qualquer situação. Sinto seu amor silencioso em seus olhos, nos puxões de orelha a cada aniversário e na família linda que criou para si, com a Franci e minha linda sobrinha Maria Fernanda. Amo vocês!

Fiz para você, meu amor, Silvia Oliveira Zamar, minha Sil! A mulher que há 4 anos acompanha meu amadurecimento e que é minha companheira, daqui até a eternidade, a mulher que escolhi para montar uma família. Eu te amo!
Fiz para você, minha tia Eliane, a rainha das borboletas, elo mais forte desta família, obrigado por ter nos reunido durante todos esses anos, levando nosso amor ao coração de nossa avó Maria. Hoje quero te dar um beijo de feliz aniversário!

Fiz também, desde o início, pensando, chorando de saudades, sentindo sua presença o tempo todo, em todo lugar que estou, minha mãe, Anair Paredes Gonçalves. O quanto te amo e o quanto você é amada por todos nós nem ouso mensurar. Afinal, todo amor é imensurável.

Pai, há tempos que sua vida teve sua rota alterada, desde então assistimos sua luta por justiça, em nome do amor e da grande parte de seu ser que lhe foi sorrateiramente arrancado. Pai, sabemos que sua dor não tem forma, tamanho, diagnóstico e nem cura, mas temos lhe dado a melhor terapia que há, nosso amor! Podemos triplicar a dose, pois você merece todo amor que temos. Vamos aumentar a produção do laboratório que fabrica esse remédio em cápsulas de abraços extraforte, colheradas de xarope de afeto e carinho que fazem um bem à garganta, que pode então gritar bem forte: eu te amo, nós te amamos, no presente e no futuro mais que perfeito!

Nesses anos muito agitados e complicados que temos vivido, eu te conheci melhor. Quero te conhecer muito mais, se você permitir. De 5 anos para cá descobri novas faces de meu pai, o herói da ética, a fonte inesgotável de poesia, o professor poeta, e médico também.

Descobri a Fortaleza que você é a cada artigo de jornal, em sua busca pela justiça, pela vida. Sabemos a falta que Thiago lhe faz, da alegria que lhe foi roubada, mas a cada dia você acorda, toma para si essa alegria e segue em frente, levando conhecimento aos alunos que anseiam por cada minuto de sua sabedoria, levando cuidado a quem achava que precisava de cura, levando sua luta pela Natureza afora, levando sua presença e amor a nós, seus filhos e neta que aqui moram, levando seu amor e presença a sua mulher e nosso irmão Ancalagon, vulgo Eduardo, na paradisíaca Florianópolis.

Descobri, pai, em suas histórias saudosas, um irmão com quem pouco convivi, por causa dessas contingências da vida que por ora nos afasta e depois nos aproxima. Li e ouvi sobre esse irmão moleque, lépido, que corria de um lado para o outro da loja. Lembro também de um dia especial, quando abri espaço para que ele furasse a fila do cinema e assistisse ao meu lado ao filme Gladiador.

Descobri também, pai, um irmão arredio, um pouco taciturno, mas incrivelmente parecido comigo (tanto que preciso escrever algo para poder expressar o que não consigo verbalizar). Conheci meu irmão, Eduardo e suas preferências alimentares, seus gostos musicais, seus hábitos de leitura, seus costumes de ave noturna, todos parecidos com os meus.

Descobri todas essas coisas porque escolhi ser um descobridor. Escolhi ainda tentar ser melhor a cada dia, melhor filho, melhor sobrinho, melhor irmão, melhor tio, melhor namorado. Escolhi relevar qualquer discórdia, mágoa ou rancor, pois assim é que se ama de verdade, abraçando bem forte a todos.
Escolhi amar mais a todos vocês e propor um pacto de amor, com um comprometimento de cada um aqui presente em amar mais, acima de todos os problemas e conflitos. Devemos plantar essa semente, depois devemos regar sempre que houver uma oportunidade de estarmos juntos, para só colhermos frutos saudáveis. E que possamos levar essa corrente do bem, essa aliança, para os que não estão aqui presentes, mas que são peças fundamentais em cada uma de nossas escolhas.

É, meu pai, estamos aqui reunidos em sua homenagem, mas com um nó na garganta. Você é uma Fortaleza de fé e esperança, mas mesmo uma Fortaleza precisa de seu Porto Seguro, nem que, ao contrário do que pareça, esse lugar seja mais ao sul do mapa.

Lá, em seu Porto Seguro, você vai viver uma nova etapa de sua vida, é sua taça de sorvete esperando novos sabores, vá lá, de colher de mão. Aposentadoria? Que nada! Mesmo num lugar onde as paisagens já são um descanso, você não vai cessar sua busca. Sua busca por um descanso espiritual, mental e sentimental. Vai, meu pai, buscar mais conhecimento, mestrado, doutorado, PHD, para nós você é Pós PHD na arte do viver. Mas só vá se prometer uma coisa: volte sempre, se puder todo mês, para acompanhar de perto o que não pode ser feito pela Internet. Sua filha arquitetando seu projeto de vida, seu filho advogando e criando sua neta e seu filho aqui propagando idéias e emoções, quem sabe lecionando e também aumentando essa família. É meu sonho trazer essa moça aqui de vez para nosso convívio.

Se você não puder vir, eu acho que não será nenhum sacrifício te visitar, afinal, só existem quarenta e tantas praias para conhecermos. Imagine a cena, todos nós bebendo um café, no Café do Poeta, onde esse poeta tem pendurada uma de suas poesias, em plena Lagoa da Conceição. Podemos marcar a passagem?

Enfim, vamos deixar você ir, mas não hoje, pois hoje vamos celebrar nossa família aqui presente, o nosso presente!


Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves
07/09/2005 Posted by Picasa